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Comprar pela internet é comum e natural hoje em dia, com diversas lojas disputando um mesmo cliente, um mesmo produto. É neste momento que devemos nos perguntar, como se diferenciar? Como inovar e atrair um público fiel de clientes? O primeiro passo é se colocar no lugar do seu cliente, aplicar empatia e navegar pela sua store como um comprador, buscando falhas, melhorias e se perguntando, como isso poderia ser melhor, se perguntando como a experiência de compra/navegação poderia ser única, de forma a surpreender meu cliente.

 

Nesse artigo eu te mostro algumas inovações simples, mas que estão fazendo a diferença em pequenas e grandes lojas, trazendo confiança e segurança ao cliente.

Caso queira se aprofundar, uma excelente dica é o curso de Gestão em E-commerce.

 

Compre online e retire onde quiser

Precisamos trocar os pneus do nosso carro, pesquisamos várias lojas online, encontramos um preço bacana e justo, resolvemos comprar, nesse momento nos deparamos com o valor do frete e apenas a opção de receber em casa os pneus, ficamos chateados, pois receber 04 pneus em casa não é a melhor opção, ainda mais se você mora em um apartamento pequeno, não é mesmo? Nesse exemplo básico, o cliente conseguiu comprar o produto, porém, não teve a melhor experiência, dificilmente essa loja seria a sua primeira opção em uma compra futura.

 

Pensando neste cenário, a Pirelli lançou o ecommerce (campneus.com.br)  com um objetivo bem diferente, ao acessar a loja, você informa qual é o modelo do seu carro (ajudando o cliente a encontrar o pneu correto) e depois escolhe o melhor pneu possível para o seu problema, e depois, vem a inovação que está fazendo a diferença para o segmento, ao informar o seu CEP para entrega dos produtos é oferecido uma lista de lojas Pirelli próximas ao seu CEP para que você possa levar seu carro até a loja e realizar a troca dos pneus de forma gratuita pela equipe Campneus. Dessa forma, o cliente não tem problemas para receber os produtos em casa, o que não faz sentido, e a empresa pode aumentar o ticket médio oferecendo produtos na loja, como troca de óleo, etc.

 

 

Este é um exemplo de utilização para a ideia de comprar online e retirar na loja mais próximas, mas existem diversas opções para este modelo, como a utilização de lockers em postos de gasolina, onde o cliente compra pelo ecommerce, escolhe um posto de gasolina que possui um locker e retira seu produto no posto, no caminho do trabalho, sem atrito ou desvio de caminho.

 

Monte seu produto

Que tal poder escolher a calça, a camiseta, jaqueta e acessórios e ver como ficariam juntos? Isso é o que algumas marcas de vestimento vem investindo, permitindo que o cliente possa montar seu look na loja online como faz na loja física, escolhendo entre todos os produtos os que mais lhe agradam e montando seu look. Parece simples, mas é altamente recomendado o cliente ver o look completo, pois ao mostrar o look montado, que ela mesmo criou, a chance de abandonar a comprar é praticamente 0, pois o cliente se ve utilizando exatamente aquelas peças.

 

liquidostore.com.br pensou nisso e lançou a opção ‘monte seu biquini’ onde a cliente pode escolher de forma separada a parte de cima e de baixo do seu biquini, podendo fazer uma combinação única e exclusiva, que somente ela vai ter, gerando assim um valor único e incrível para o produto.

 

Além de permitir essa customização, essa inovação da liberdade para que a cliente não fique preso a mesmice, em uma era onde tudo écustomizável ao seu jeito, não prenda seu cliente, deixe ele criar e se divertir como em uma loja física, onde ele montaria esse look da mesma forma e não pare por ai, pense se a ideia apresentada acima não faz sentido, permitir retirar esse look na loja, ou então, resevar esse look para ir até a loja provar?

 

 

Brinde progressivo

Quem não gosta de brindes, não é mesmo? E se o brinde for ficando melhor toda vez que você adicionar um novo produto ao carrinho? E se além disso você puder escolher o brinde que deseja ganhar? Incrível? Pois é, aattraktiva.com.br vem fazendo um trabalho muito bom nessa linha, para clientes recorrentes da marca ela fornece uma lista de brindes para o cliente escolher, se o cliente compra uma mesa de jantar com 12 cadeiras, ele pode escolher entre uma estante ou uma poltrona por exemplo, sim, os brindes são outros produtos da marca e toda vez que o cliente adiciona novos produtos ao carrinho, novos brindes são liberados para a escolha. O mais legal dessa inovação é que ao ter um item no carrinho o cliente é avisado sobre o próximo brinde e o que ele precisa fazer para conseguir ativa-lo, geralmente sendo a compra de mais um item.

 

Essa inovação funciona no formato ganha-ganha, o cliente ganha produtos de qualidade em formato de brinde e a empresa ganha no valor do ticket médio, ou seja, é mais vantajoso comprar online do que na loja física, talvez na loja física você não ganhe brindes como esses e com certeza não terá a visão de próximos brindes que pode ganhar.

 

Coletor de medidas

Comprar roupa online sempre é uma dificuldade, nunca sabemos se o tamanho vai ficar correto, se o caimento vai ser o ideal. Quando você está na loja física, é muito simples, basta pegar o produto ir até o provador e ver como ficou, no ecommerce isso é mais complexo.

 

Pensando nesse problema, a flaminga.com.br lançou na sua loja virtual uma especie de controle de medidas, onde a cliente, após logada, informa todas as medidas do seu corpo e assim ela poderá acessar a qualquer momento essas medidas e verificar se a roupa que está comprando vai ficar perfeita no seu corpo, com as suas medidas. A cliente informa largura do braço, altura, busto, cintura, etc. Assim a inteligência da loja pode filtrar apenas os produtos que se encaixam nessas medidas,permitindo apenas a visualização de produtos que ela pode comprar sem medo e não se frustra com produtos que ela pode gostar mas que não pode comprar. Não necessariamente ela verá apenas produtos específicos para seu biotipo, isso é apenas uma configuração possível.

 

O objetivo dessa inovação é gerar confiança nos produtos oferecidos e não frustar o cliente, para lojas que vendem produtos plus-size isso pode agregar um valor emocional muito alto.

 

Customização do seu jeito

Se você é um apaixonado por itens únicos, apenas seus, do seu jeito, vai adorar a inovação que a rayban.com.br e a nike.com.br permitem. Você literalmente customiza todos os detalhes do seu produto, na rayban por exemplo, é permitido alterar o modelo do óculos, as lentes, cores da lente, formato da armação e cores, gravar texto na armação, até as cores dos parafusos é permitido alterar. Pode até parecer algo sem sentido, em uma era em que tudo é feito em grande escala, mas a customização torna o produto único, só você vai ter um óculos desse, é seu, criado por você e isso joga o valor do produto la pra cima, o preço fica em segundo plano.

 

 

Enfim, essas são 05 inovações que estão transformando as lojas virtuais, fazendo elas manterem seus clientes e se diferenciando dos concorrentes, isso só está acontecendo porque elas vem se importando cada vez mais com seus clientes, se conectando e buscando saber as reais necessidades do seu público, use elas como exemplo e busque você também as necessidades do seu cliente e traga isso para o mundo virtual.

 

 

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